FAC TRANSCRIÇÕES COLETIVAS COREOGRÁFICAS
Este projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal.
O objeto deste projeto trata-se de releituras artísticas das monografias de 9 licenciados em Dança do Instituto Federal de Brasília, membros do Grupo de Pesquisas Transcoreográficas DGP/CNPQ/IFB e moradores de regiões administrativas diversas, produzindo 9 performances de dança e 9 episódios de podcast.
Grupo de Pesquisas Transcoreográficas DGP/CNPq/IFB
Criado e certificado em 2013 o Grupo de Pesquisas Transcoreográficas tem como líder a Professora Doutora Cínthia Nepomuceno Xavier. Realizou apresentações de produções transcoreográficas nos eventos Cometa Cenas (UnB) e diversas edições do IFestival Dança (IFB). Também realizou apresentações de trabalhos acadêmicos nas Semanas de Produção Científica do IFB e em Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Seus pesquisadores são responsáveis por Orientações de TCCs, PIBIC, PIBID, Jovens Talentos para as Ciências e PIBITI. Também foram realizadas por sua líder orientações na Pós-Gruaduação em Ensino de Humanidades e Linguagens do Campus Riacho Fundo do IFB e no Mestrado ProfEPT, na linha Organização e Memória dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o grupo é responsável pela manutenção do Grupo Aiua! de Estudos sobre a Dança do Ventre na Licenciatura em Dança do IFB.
SOBRE O FAC - FUNDO DE APOIO A CULTURA
O Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal - FAC foi criado em 1991 e alterado pela Lei Complementar 267 de 1997, é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF que oferece apoio financeiro a fundo perdido e seus projetos são selecionados por Editais públicos. Por meio do FAC, são produzidos filmes, peças de teatro, CDs, DVDs, livros, exposições, oficinas e inúmeras circulações artísticas em todo o DF. A principal fonte de recursos do Fundo consiste em 0,3% da receita corrente líquida do Governo Distrito Federal.
Fonte: https://www.cultura.df.gov.br/fac/ acessado em 04/08/2022
Integrantes do FAC TCCs
Proponente:
Cinthia Nepomuceno Xavier
Professora Efetiva do Instituto Federal de Brasília, atuando em Pedagogia da Dança no Curso de Ensino Médio Integrado a Eventos do Campus Brasília. Supervisiona Estágios e Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso da Licenciatura em Dança do Campus Brasília. Foi professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Campus Brasília IFB, nos anos de 2018 a 2021 e do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Humanidades e Linguagens do Campus Riacho Fundo, nos anos de 2019 a 2022. Doutora e Mestra em Arte Contemporânea (UnB), Bacharela e Licenciada em Dança (UNICAMP). Docente integrante do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis, do INEP. Especialista Avaliadora do Programa Nacional do Livro Didátido 2021. Líder do Transcoreo - Grupo de Pesquisas Transcoreográficas (IFB - CNPq). Foi Coordenadora Adjunta do Mestrado ProfEPT do IFB (2019-2021), Coordenadora de Extensão do Campus Brasília do IFB (2017-2018), Coordenadora de área do PIBID Dança CAPES (2014-2018) e Coordenadora da Segunda Licenciatura em Dança do IFB, PARFOR (2013).
Fonte: Currículo Lattes, acessado em 22/08/2022, às 18h46.
Bailarinos
As pesquisas acadêmicas e a valorização da escrita nem sempre contemplam a diversidade de linguagens de que a Dança e as artes da cena necessitam. Existem diversas formas de pesquisar e partilhar conhecimentos artísticos. Este projeto propõe uma releitura das monografias dos Trabalhos de Conclusão de Curso de 9 egressos do Instituto Federal de Brasília, em formato de performances artísticas on-line e criação de episódios de podcasts
Bartolomeu Almeida
“UM OLHAR SOBRE O BREAKING: Histórias em Planaltina e de minha formação docente”. Bart, abordou, em sua monografia, contextos históricos que localizam essa dança em vários espaços geográficos e em sua cronologia.
Beatriz Miranda
“REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”. Bia, traz à tona a questão da metodologia do ensino da dança para crianças.
Christiny Dias
“CONSIDERAÇÕES SOBRE A INDÚSTRIA CULTURAL NA RAQS SHARQI". Chris, pesquisadora que traz como questão principal os modelos e padrões definidos e idealizados pela indústria cultural existentes na dança influenciam na forma de ensinar a arte da Dança do Ventre (Raqs Sharqi, em árabe).
Kaled Andrade
“A EXPERIÊNCIA DE PESQUISAS E INSERÇÃO DE DANÇAS DE MOTRIZES NEGRAS NA ESCOLA” de Kaled, para problematizar a temática das Danças de Matriz Africanas.
Lehando Costa
AS FACES DE UM POVO CENTENÁRIO: Os processos coreográficos e a prática artística da Transições Cia de Dança e Artes”. Lehandro, dá ênfase à composição coreográfica e à trajetória de uma Companhia de Dança da cidade de Planaltina.
Lessiana Alencar
A LICENCIATURA EM DANÇA COMO RECURSO PARA AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DO ENSINO E DO APRENDIZADO DA DANÇA DO VENTRE". Lessiana, demonstra aspectos acadêmicos da Dança do Ventre e metodologias de ensino inovadoras.
Luciana Cavalcante
CULTURA POPULAR BRASILEIRA ATRAVÉS DA LINGUAGEM DA DANÇA – Uma experiência no Ensino Fundamental”. Luciana, apresenta uma pesquisa descritiva e reflexiva sobre os processos de ensino aprendizagem em danças populares brasileiras para o nível de ensino fundamental II
Maritza Mota
“PERTENCER: desvendando um processo colaborativo de Dança contemporânea”. Maritza descreve e analisa um processo de criação colaborativo, visando compartilhar procedimentos que podem ser (re)utilizados por outras pessoas.
Patrícia Lamana
O DESAFIO DO ENSINO DA DANÇA PARA TURMAS HETEROGÊNEAS EM ACADEMIAS DE DANÇA E ESCOLAS PARTICULARES DE BRASÍLIA”. Patrícia, focaliza a temática das metodologias para o ensino da Dança em escolas e cursos livres.
Todos os vídeos
Todos os vídeos
O DESAFIO DO ENSINO DA D. P/ TURMAS HETEROGÊNEAS EM ACAD. DE D. E ESCOLAS PARTICULARES DE BRASÍLIA”
“CULTURA POPULAR BRASILEIRA ATRAVÉS DA LINGUAGEM DA DANÇA – Uma experiência no Ensino Fundamental”
“PERTENCER: desvendando um processo colaborativo de Dança #fac #secretariadeculturadf #brasíliadf
SOBRE O ANDAMENTO DO PROJETO
Este projeto terá uma duração de 5 meses (julho a novembro/2022) e todas as etapas de produção e apresentação serão divulgadas em nossas redes sociais. Após a apresentação do mesmo, os vídeos dança e os podcasts ficarão a disposição para a comunidade, interessados na área de dança e em pesquisas acadêmicas, em qualquer localidade do Brasil e de outros países, desde que haja acesso à internet.
Os 9 episódios de podcasts terão uma versão publicada no YouTube, contendo sua interpretação em LIBRAS, para que o público surdo tenha acesso aos seus conteúdos.
Agradecemos a Secretaria de Cultura do Distrito Federal por oportunizar aos artistas locais, através de editais